21/04/06

O Blog de Sanita demistifica...

A história conta-se em poucas palavras: se alguém se der ao trabalho de inserir a palavra “peido” num motor de busca (google, ou qualquer outro…) mais cedo ou mais tarde dá de caras com este “folheto” supostamente informativo.
O problema com esta mensagem, é que ela contém diversos erros, imprecisões, mitos, enfim, um sem-número de situações que merecem o comentário correctivo do perito, isto é, eu, que sem qualquer ponta de falsa modéstia, o sou de facto.

Como método de exposição, escolho o clássico copy/paste do texto, inserindo no local próprio o respectivo comentário, em letra de tamanho e cor diferentes. Porque há situações que não podemos deixar passar em branco.
Eis o folhetim em causa:

Do que é feito o peido?
A composição do gás é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigénio, é absorvido pelo corpo antes do gás alcançar os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogénio. Reacções químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da acção bacteriana. As bactérias também produzem Hidrogénio e metano.·
Comentário: as questões de carácter científico não me preocupam por aí além. Pessoalmente, interessam-me mais os efeitos que as causas. Suponho que um engenheiro químico, depois de largar um rasgador no meio dos coleguinhas “nerds” no seu laboratório principescamente equipado, daqueles de provocar um estremecimento geral de todas as superfícies vidradas presentes no espaço, desate numa discussão, enriquecedora por certo, entre ele e os seus pares, sobre o contributo do folhado que ingeriu há 6 horas atrás para o som, e que àquele travo final, meio azedo não será certamente alheio os burritos e os tacos empurrados com Corona num mexicano das vizinhanças do laboratório, no almoço do dia anterior.
A discussão parece-me meia inócua, e sê-lo-á certamente se os efeitos do peido forem nefastos.
Não deixo de registar como causa dos peidos o ar engolido: faz-me pensar que belas sessões de peido devem ter os gajos que fazem mergulho com garrafa… aquele ar ingerido há-de sair por algum lado… deve haver avisos nas camaratas semelhantes aos que há nas bombas de gasolina, quanto à proibição de fazer fogo.
Agora imaginem a crueldade: uma gloriosa feijoada cerca de 6 horas antes de mergulhar. Ao fim desse tempo, estão os intestinos a começar a debater-se com os feijões, e subitamente sofrem um “blow up” sob a forma de oxigénio engarrafado…
Não percebendo nada de mergulho, arrisco dizer que um gajo nessas condições não deve conseguir mergulhar – já tentaram afundar um balão cheio de ar? Deve ser igual…


O que faz os peidos cheirarem?O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogénio· (gás sulfídrico). Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão cheirar mal. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos malcheirosos, enquanto feijão produz grandes quantidades de peidos não necessariamente malcheirosos.
Comentário: algo de errado surge nesta informação. Dizer que carne (por si) faz peidar malcheiroso, e o feijão não, é errado. Se há comida que faz peidar fétido é o feijão, aparte talvez o feijão-branco. Sobre isso já me debrucei anteriormente, aliás. Sempre ouvi dizer que causa residia no facto de o estômago ter dificuldades em digerir as cascas, por isso muitas vezes o feijão chegar aos intestinos com as casca semi-digeridas. Os peidos resultariam assim do próprio processo de eliminação das cascas. Aliás, este “fenómeno” acontece com todas as leguminosas: grão, lentilhas, favas, todos esses alimentos fazem peidar de sobremaneira.
Caro leitor, não engula esta patranha. A ingestão ou não de feijão é o caminho certo para poder ou não andar umas horas a peidar-se copiosamente. Ovos e couves acentuam o travo. Mas se comer uns ovos (cozidos, estrelados…) certamente não notará grande diferença. A chave é a leguminosa…
Porque que os peidos fazem barulho?·Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
Comentário: eu atribuo mais o som à quantidade de gás disponível para o peido. Quanto maior é o volume de gás, maior a possibilidade de obtermos um revigorante rasgador. A velocidade de expulsão depende do agente: é ele que controla se faz muita ou pouca força no momento da saída. Quanto à abertura etc. etc.: abertura é do esfíncter, não dos músculos do próprio. Através destes controla o esfíncter, não são os próprios que se abrem, mas sim permitem abrir. De qualquer forma, amigo leitor que tem o elástico partido: não se sinta ultrajado por os seus amigos mandarem boquinhas pelo facto de só peidar de pantufas. Das duas uma: ou vai ao médico levar um pontinho, ou encolha as nádegas quando peidar, fazendo muita força. O pior que lhe pode acontecer borrar as cuecas todas. Mas aí ao menos os seus amigos mudam de assunto…

Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?Em média, uma pessoa produz mais ou menos um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para si determinar o volume dos seus peidos diários, pode estimar quantas vezes peida. Pense nisso como uma pequena experiência científica Anote tudo o que come e conte o número de vezes que peida. Pode inclusive anotar sobre o fedor deles. Veja se consegue descobrir uma relação entre o que come, quanto peida e quanto os seus peidos fedem.
Comentário: 14 peidos diários???? Deve estar a brincar com quem entende disso. Se eu só desse 14 peidos por dia era um gajo manifestamente desagradado com a minha performance intestinal. Significaria que dava um peido o quê, de hora e meia em hora e meia???? Brinquemos???? Eu acordo e 2 horas depois mais que esgotei o plafond !!!! Nunca menos de 30 ou 40 por dia, e em dias de ressaca ou de digestão de comidas complicadas devo chutar pelo menos para 50. 14 por dia… cuzinho de flor de estufa, é o queo autor daquele parágrafo é !!!!!!…

É verdade que algumas pessoas nunca se peidam?
Não, se elas estiverem vivas. As pessoas podem peidar até mesmo um pouco depois de mortas.
Comentário: aqui tem razão, aprendi isso a ver a série “6 ft. Under”, na 2:
Até estrelas de cinema peidam?
Sim. Assim como avós, padres, reis, príncipes, cantores de ópera, stripers, misses e freiras. Até o Darth Vader peida-se.
Comentário: que toda a gente se peida, isso é verdade. “Não há cu que não dê traque” já cantavam os saudosos “Jáfumega” nos idos dos early 80’s, e com muita razão. Aliás, se há coisa que eu gostava de ver, era a cara de algumas pessoas a peidar-se. Imaginem o Príncipe Carlos a largar um enorme “voo de abelha”… a cara durante o dito (franzir o cenho, abrir um olho, boca semi-aberta, um grunhido quase inaudível…), e a cara de encaralhado depois, com toda a gente a tossicar e a olhar comprometedoramente para o chão… ou a cara do Zé Cid… e do próprio Marante!!!! Que giro que deve ser…
Agora o Darth Vader a peidar-se, duvido: ninguém se peida dentro duma armadura. Alguém imagina um mergulhador a peidar-se num escafandro??? Gramava com o peido até despir aquilo. Com o Darth Vader é ainda pior, porque não tira a armadura, logo gramava os próprios peidos até à eternidade. Aliás, o Darth Vader não come, logo não se peida.
Mas era engraçado imaginar a cena, na voz do grande James Earl Jones, tonitruante, a dizer, num resfolegar metálico, “i’ve been waiting for you,”, depois de se ouvir um peidão enorme dentro da armadura, seguido de um enorme gargalhada…

Os homens peidam-se mais que mulheres? Não, mulheres peidam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho disso.
Comentário: Estou convencido que as mulheres e homens peidam o mesmo. Os homens dão é peidos mais sonoros e compridos, as mulheres em geral peidam com menos som. O mau-cheiro é ela por ela, mas como tendencialmente peidos silenciosos cheiram pior
Em que parte do dia um gentleman está mais sujeito a peidar?
Durante a manhã, quando estiver no WC. Isso é conhecido como "trovão matinal", e se o gentleman conseguir uma boa ressonância, pode ser ouvido na casa inteira.
Comentário: esta não entendo. “Mais sujeito a peidar” é sinónimo de se poder peidar, de forma socialmente aceitável? Eu vejo as coisas de outra forma: peidar ou não não é sinónimo de cavalheirismo. Os ingleses, que são os maiores picuinhas com esta historia de ser gentlemen, peidam-se constantemente, ao pé uns dos outros, com grande à-vontade e tranquilidade. Ser for preciso, estão 5 minutos a discutir o som, o cheiro, etc. o verdadeiro cavalheiro é o que sabe quando pode peidar-se. Sabe estar, portanto… pode peidar em público, se este for público disponível para o peido. Se a ocasião o recomendar, portanto. Um gajo que se peida no WC e faz o prédio todo ouvir através dos canos é um javardolas, a menos que os vizinhos sejam bom publico. Ao pé de amigos, e amigas é bom, desde que seja um facto aceite naquele grupo. No meio de reuniões não é boa ideia. No meio de gente que não gostamos, ou no meio de massas anónimas é sempre bem-vindo. É preciso é saber medir a situação, isso mais que cavalheirismo, é inteligência

Para onde vão os peidos quando os seguramos?
Os médicos concordam que o peido não é nem libertado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o facto de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.
Comentário: nada a comentar mesmo…

É possível mesmo "acender" peidos?
A resposta para isso é SIM! Entretanto, deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo.
Comentário: um bom “buflame” (nome atribuído por uns amigos meus, há uns anos) é sempre um momento hilariante. Convém ser em calças de ganga, sem buracos (como aprendi às minhas custas há uns anitos…). Para se ter uma boa visão, é preferível fazê-lo de noite, com as luzes apagadas. Já viram um bico de fogão a gás com o lume aceso dois de ser lavado? Aquelas pequenas chamas que tentam passar através das gotas de agua, acendendo e apagando de seguida? É parecido…
Cheirar peido dá "moca"?Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência. Entretanto, a maior parte dos peidos contém muito pouco oxigénio e você pode ficar tonto se inalar uma quantidade super concentrada de essência de peido, simplesmente por falta de oxigénio.
Comentário: quem é quer apanhar uma moca de peido? Certamente não é com a dose diária de 14 peidos que se recomenda…

Um peido pode matar? A opinião médica é que não, um peido não pode ser fatal. Mas se tentar bastante e com afinco, pode matar-se com qualquer coisa.
Comentário: há alguns que são mortíferos, mas é mais a fama do que outra coisa. O meu recorde foi fazer um amigo vomitar com um peido
É possível enlatar um peido para uso posterior? Teoricamente sim, mas há uma série de problemas logísticos. Você pode tentar usar um saco plástico ao invés de uma lata. Experimente como em vários sacos plásticos e feche, vede com cuidado. Então eleja voluntários para cheirar o conteúdo dos sacos para ver se eles conseguem dizer se o que tem ali dentro é peido ou é ar.
Comentário: talvez com um funil e um balão daqueles dos putos. Ou seja, entalando o balão no bico do funil, e peidando na parte larga…
Um amigo meu, no México, sentava-se na parte baixa da piscina, e enchia os calções de peidos entalando a abertura dos calções nas pernas, de forma a não deixar sair nada. Depois de encher, esperava que alguém passasse ao pé para “vazar” o ar…


Que cor tem o peido? Regra geral, incolores, por causa dos gases que o constituem. Imaginem como seria interessante dar peidos coloridos.
Comentário: o peido tem cor quando vem acompanhado de mais qualquer coisa. Aí, a marca de travagem que fica na cueca não engana ninguém quanto à cor…
Uma experiência que nunca fiz, e que gostava de fazer, era peidar-me sem roupa sentado numa mesa de tampo de vidro. Posso não saber a cor do peido, mas ao menos fico a saber a sua forma…

Outras pessoas cheiram mais o peido do que quem peidou? O peido deveria cheirar tanto para quem o fez como para as outras pessoas. Mas quem fez está protegido pelo facto de que repeliu o ar para longe do seu corpo numa direcção oposta à do seu nariz. Peidar contra o vento anula essa vantagem.
Comentário: errado, mais uma vez. Os peidos, em certo sentido, são como os filhos, um gajo só gosta dos próprios, e não está para aturar os dos outros. Eu gosto muito dos meus peidos e odeio os dos outros, tal como os outros gostam dos seus e odeiam os meus. Daí a graça dos peidos malcheirosos. Os peidos na cama são disso o melhor exemplo. Vivam os meus…
E já agora, ninguém se peida contra o vento. Isso era um suicídio gasoso. Para me peidar com vento, é sempre com vento a meu favor, porque aos meus peidos já estou eu habituado, ao outras pessoas podem conhecê-los mas nunca se habituam…

É assim, meu caro e fiel leitor, que por vezes somos enganados.
Alguém ingénuo que tomasse por justas aquelas palavras seria descaradamente intrujado por outrem, quiçá sem que tal propósito enfermasse os seus intuitos.
Mas o Blog de Sanita mantém-se alerta e vigilante, embora ultimamente, reconheço-o, no resguardo do silêncio.

Pode o leitor contar sempre com o Blog de Sanita, quando tal se justificar.
Porque este é um espaço não só de divulgação, mas também de esclarecimento.
Dois pilares fundamentais deste espaço, e parte integrante do respectivo escopo editorial.
O Blog de Sanita é vertical, e nunca abdicará dos seus princípios.
Onde houver inverdades e omissões, estaremos lá para os corrigir.

1 comentário:

Anónimo disse...

epa nao tnh palavras... estudos interessantes estes... *lagrima de tanto rir*